Biografia de Luís Peazê

Escritor, Jornalista, Tradutor e Empreendedor

Comprar >>> 

Luís Peazê (1958) - jornalista, escritor, editor e tradutor, inclui entre suas obras traduzidas "Por Quem os Sinos Dobram" de Ernest Hemingway, Bertrand Editora.

É listado na Enciclopédia Brasileira de Literatura. Em 2003, fundou, e presidiu até 2018, o Instituto Brasil Costal, ONG dedicada a difusão das questões do meio ambiente marinho e costeiro; ele também é construtor naval e entusiasta de barcos de madeira, o primeiro brasileiro a exibir um clássico de madeira no Wooden Boat Festival (Washington, USA), uma réplica do Herreshoff 12´, quando recebeu o título de  Cônsul Brasileiro da Wooden Boat Foundation & Northwest Maritime Center (USA). Construiu uma dezena desses barcos, uma unidade em (2019) Portugal. É membro da IGKT - International Guild of Knots Tyers (London) membro honorário do Capítulo South Pacific, em Los Angeles.

Peazê trabalhou extensivamente nos campos acadêmicos marinhos e da oceanografia no Brasil, e foi condecorado com medalhas da Marinha do Brasil. Seus trabalhos são citados por acadêmicos (professores e estudantes) nos campos da Literatura, Futebol, Jornalismo, Medicina, Direito, Meio Ambiente e Oceanografia.

 

Nasceu em Canoas, RS, Brasil. Estudou no Colégio (Católico) São Paulo e eventualmente mudou-se para o Rio de Janeiro, em 1978. Entre 1987 e 2000 viveu e trabalhou nos Estados Unidos e Austrália. Em 2018 estabelece-se em Portugal.

 

Foi Programador e Analista de Sistemas, professor de TI, publicitário premiado com medalhas de Ouro, Prata e Bronze, e empresário no ramo de plástico (fabricante de "active wear lifesytle products") na Califórnia e Melbourne, durante todos esses anos escrevendo e contribuindo para veículos de comunicação, revistas e jornais (artigos técnicos, poesia e crônicas).

 

Casado com Helga Leal desde 1981. Lista entre seus diletantismos boa literatura, café, vinho, cozinhar e barcos. 

 

<<< Seus Livros >>>

 

 

Seus livros: Alvidia, Um Horizonte a Mais (romance/aventura inglês/português); Santiago and the Sea (novela - inglês);  Crônico - A História da Crônica (literatura); O Elo Perdido da Medicina (Medicina); O Organismo é Sábio (Medicina); O Punhal de Pedra (novela); Heuristica do Treinador de Futebol / Heuristic Chart of the Soccer Coach (Soccer study); Futebol 10 x 0 no Estado de Direito (Direito/Esporte); Olympics in Rio 2016 in 3 minutes to VOA News - Sonny Side of Sports: How I would accomplish the job of reporting on the preparations for the Olympics in Rio in 3 minutes? (Journalism/Olympics in Rio coverage); Diálogo de Verissimo Pai com Verissimo Filho (sátira); Lixo Marinho (Meio Ambiente); Poesia em Alto Mar & Nós / High Sea Poetry & Knots (poesia); A História da Tipografia no Brasil (história/indústrai produtor na Indústria de Papel Pirahy); O Mundo do Papel (Indústria, produtor na Indústria de Papel Pirahy). 


Comprar >>>